domingo, 23 de dezembro de 2012

Critica: (500) dias com ela


   As vezes as coisas não planejadas trazem resultados agradáveis.
Um tempinho atrás eu havia ido à uma locadora de filmes para pegar um DVD que estava querendo ver, mas me frustrei ao&nbsp saber que todas as cópias já haviam sido alugadas. Para não voltar pra casa de mãos vazias eu resolvi pegar qualquer coisa para assistir. Olhando as fileiras de DVD,s me deparei com uma capa de um cara com uma camisa branca com os dizeres (500) dias com ela. Li a sinopse, parecia aceitável, então levei.
   A história começa com uma declaração engraçada e depois nos indroduz os personagens, porque é só eles que vão importar. " essa é uma história de um garoto que gosta de uma garota" Tom Hansen ( Jason Gordon Levit, que por acaso parece com um amigo meu) é um cara formado em arquitetura, mas que não conseguiu se manter na profissão e acaba trabalhando em um escritório onde escreve cartões daqueles de natal, aniversário e blábláblá...
   Só isso já demonstra a estagnação de alguém que não teve lá muita sorte e foi levado pelas circunstâncias, mas as coisas mudam quando em sua vida chega as cores azuis dos olhos de Summer, ( Zooey Deschanel, que parece a Kate Perry, mas canta músicas bem mais aguentáveis) a nova e esquisitinha secretária da empresa. Depois de umas conversas básicas os dois começam a se relacionar. Só que existe um probleminha: Enquanto Tom, como ele mesmo sugere, foi criado e influenciado por um mundo que diz que alguém destinado vai aparecer na sua vida, e que o amor existe; enquanto que Summer, provavelmente pelo divórcio de seus pais no passado, acabou criando nela uma incredibilidade desse sentimento, fazendo com que ela apenas tenha casos sem compromisso No começo, tudo bem, eles só querem se curtir, mas para o já apaixonado Tom  as coisas podem não ser tão simples assim.
   O título demonstra os dias em que Tom comvive com a presença dessa garota em sua vida, que por acaso é mostrado de forma não linear ( destaque para a cena inicial de quebra pratos e a alegre e musical dança, ao som de "You make my dreams" onde tudo é maravilhoso.)
  Não entendo muito bem de atuação, mas pelo que eu pesquisei Gordon Levit é um ator em acenção, tendo um currículo extenso, na grande maioria de filmes independentes, onde mostra toda sua naturalidade em cena. se você quer vê-lo em ação no sentido exato, veja sua irreconhecível aparência em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge".
   Quanto a Zooey, não há muito o que dizer. A também cantora dá a impressão, vendo seus trabalhos anteriores, que só sabe fazer o papel de menina bonitinha e doid inha  nada mais. Destaque também para a atriz (mirim?) Chloe Moretz, que faz a irmã do protagonista ( bem mais madura mentalmente que o protagonista) veja mais dela em "Kick Ass: quebrando tudo" e o mais recente, "A invenção de Hugo Cabret".
  (500) dias com ela mostra uma coisa interessante que é como acontecimentos em nosso passado podem influenciar a maneira como encaramos as coisas, inclusive o amor; em como as espectativas que criamos com as pessoas e futuro pode nos decepcionar, ou não; e em destino e casualidade.
  Posso dizer que (500) dias com ela é um excelente filme, dirigido por um cara extreante no ramo (Mark Webb) que sabe muito bem valorizar o poder do relacionamento e dos diálogos,colocado em seu filme posterior , O Espetacular Homem-Aranha. Definitivamente não é uma comedia romântica clichê.
  Depois de escrever esse texto, enquanto lembro das minhas partes preferidas do filme, fico contente que o DVD que eu inicialmente iria pegar não estava disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário