quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O poder de outras mídias em hollywood


   Muita gente geralmente denigre o gênero de filmes baseados em qualquer outra mídia que não seja originalmente cinematográfica, ou seja, que não saia diretamente das mãos de cineastas, roteiristas e ou diretores. geralmente filmes baseados em  games, desenhos animados, quadrinhos, ou livros, são considerados meios fáceis de se conceguir uma rentável grana em bilheteria. Afinal, um livro como Harry Potter, que é sucesso, obviamente fará sucesso ao se transformar em filme, mesmo se ele não manter uma fidelidade total aos manuscritos da autora. porque? Porque o público em massa é que vai vê-lo. se você for comparar com os fâs da série, não é uma porcentagem tão grande assim. há até os fâs extremistas, que podem se recusar a ver o filme por ter certeza de que seu livro preferido não será bem retratado com os atores. O grande povão é que dá o sucesso a algum filme, ou seja, as mães e os pais que levam seus filhos pivetes, que não sabem porra nenhuma do que tá querendo ver mas quer ver mesmo assim, ou a namorado que acompanha a namorada naquele filme idiota sobre vampiros que brilham como a sininho.
a verdade é que a ignorãncia é que faz o sucesso de muitos filmes.
mas não é nesse ponto que quero chegar.
   O que estou querendo dizer é, como o título do texto,sobre o que as outras mídias de entretenimento são capazes de não só ajudar o cinema, mas também a sustentá-la. principalmente nos dias de hoje.
a capacidade de criar histórias está cada vez mais escassa na industria de cinema americana( é só essa que eu tenho mais contato então só posso falar dela, não fasso ideia de como está o cinema francês,alemão, ou japonês), escassa talvez não, mas boa. boa. não existem mais filmes bons, mas filmes lucrativos, e eu espero que você saiba a diferença.
muitos filmes hoje em dia são tão genéricos e repetitivos que você meio que espera por isso. você vai ao cinema, ou à locadora sabendo que naquele filme de romance,o cara vai fazer uma cacada( provavelmente dez de o inicio da história), como uma aposta pra ficar com a menina, aí ele vai conhecendo ela e se apaixona, ela descobre se chateia ele vai atrás dela no aeroporto (clássico) e no final eles ficam juntos.   Ou você vai ver um filme de ação onde tem um ex-agente do governo que sua namorada, ou filha é sequestrada por inimigos antigos e rancorosos, ele então vai atrás e bate em todo mundo atira e parece que ninguem concegue dar um soco se quer no cara, claro sem antes metade da cidade não ser explodida a cada dois segundos que nem no Power Rangers. o publico está tão familiarizado com esse tipo de filme que a indústria não presisa mais se esforçar para criar algo novo, é só trocar os atores musculosos e a garota gostosa. O pior ainda vem : as pessoas estão tão acostumadas com esse tipo de rota nos roteiros que se algo distorce essa ordem, ela acha que o filme foi ruim, simplesmente porque o cara não beijou a garota, ou porque o vilão sobreviveu.
   Embora toda essa enganação ainda esteja sendo eceita muito bem pelo público, hollywood criou uma outra estratégia de sucesso, aquela onde não importa se o filme será bom, o povo vai verporque ele quer ver seu personagem dos paéis ou dos píxels em carne e osso. aí que as coisasnovamente se complicam... ( continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário