quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Hobbit: Talvez um pouco demais

   O Senhor dos Anéis, a trilogia, foi um grande feito nos cinemas, ganhou vários Oscars ao longo dos três filmes, dominando quase todas as categorias nos três anos seguidos. Foi uma obra prima do gênero fantasia, fazendo jus aos livros, nem parece que se passou doze anos.
    A trilogia surpreendeu, por que na época era um certo feito considerável, um filme tão fantástico, com tantos efeitos visuais e especias ( tem diferença) já era complicado para um filme de aventura conseguir prêmios além do de efeitos, já que o Oscar costuma ser sempre uma cerimônia esnobe, onde os filmes que agradam os críticos é que vencem.
mas o tempo passou e os grandes efeitos não são mais novidade pra ninguém, e talvez o tempo de uma obra como essa ganhar tantos prêmios assim, talvez não aconteça mais.
   O Hobbit demorou bastante para ser concretizado. houve mudanças na ordem das produções e sobre quem deveria dirigir o filme, Guilhermo Deltoro seria o diretor, mas sei lá por que no final, tudo voltou as mãos de Peter Jackson, que já provou ser suficientemente bom para valorizar a saga.
Eu vou ser sincero e dizer que eu não gosto muito dos livros de Tolkien, para mim ele tem uma narrativa muito arrastada e lenta, fazendo com que os grandes acontecimentos da história se percam em meio a tantas descrições, sobre como estava agota d´agua que acabou de cair da folha lá do canto ( é sério), quando eu Vi os filmes do senhor dos anéis que eu fui realmente entender onde cada sena se encaixava. No meio desse tédio todo eu acabei desistindo de ler O Hobbit, quando estava em cerca de um terço e meio do livro, portanto não posso falar sobre ele por aqui já que o texto é sobre a primeira parte da trilogia do filme. Sim, trilogia.
uma das várias versões de capas do livro
Essa foi uma das coisas que me incomodou logo de cara, O Hobbit é menor que qualquer um dos três livros da saga do anel, por que, oh, Deus, eles vão esticar um livro de umas duzentas e sei lá quantas páginas em três filmes?  Bom, o argumento era que Tolkien deixava muitos apêndices ( extras, com linhas cronológicas de acontecimentos anteriores, e fatos históricos da história, principalmente postos na saga posterior do anel.) tá, dane-se, que seja.
  Bilbo Bolseiro é um hobbit, um ser de uma raça de seres pequeninos, que são pacatos e sem graça em um mundo cheio de coisas fantásticas; ele mora em sua confortável toca e vive feliz, sem preocupações, até que o mago Gandalf o visita convocando-o para uma aventura, pedido recusado, mas não impediu de uma orda de anões adentrasse sua casa e fizessem a maior bagunça.
a missão do qual se trata é adentrar uma montanha e conseguir ouro e outras coisas, para quem sabe reestabelecer o antigo poderio dos anões que perderam seu lar tempos atrás. com cada um no grupo tendo uma função prática, Bilbo seria o ladrão, ou seja, quem entraria sem ser percebido e traria toda a "grana", e passar sem ser percebido é um dos talentos de qualquer hobbit. mas é óbvio que em qualquer história, as coisa  não são bonitinhas e um terrível (nossa que medo) dragão chamado Smaug guarda esses tesouros como brinquedos.
O que posso dizer do filme é que ele é bom, faz agente lembrar do Senhor dos Anéis e vimos personagens saudosos  como Frodo e Gollum, principalmente na parte em que ele aparece, e acreditem ou não as mulheres da sala achavam ele bonitinho, eu heim. em fim, para quem não sabe O Hobbit se trata cronologicamente antes de  O Senhor dos Anéis, e se trata de uma obra mais aventuresca e não tão sombria e adulta quanto a de Frodo, mas se você gosta da terra média, vai lá ver, e para de me encher o saco. (kkk)

Um comentário:

  1. Então, também fiquei com raiva de ser uma trilogia, qual é, o livro é bem curto, mas é isso, o filme vende muito, eles querem ganhar. O lado bom é que são 3 filmes, eu gosto, pois são mais horas de diversão, mas me irrito, pois tenho que esperar muito tempo pra ver o filme completo.
    Também não sou louca com os livros, não gosto da forma como o autor escreve. Não encare de forma errada, eu amo a história, os personagens e tudo mais, só não gosto da escrita mesmo.
    Não entendi se as mulheres acham Frodo ou Gollum bonito, mas eu não acho nenhum dos dois. kkkkk Porém, Elijah Wood é um dos meus atores favoritos no mundo.

    ResponderExcluir