domingo, 6 de janeiro de 2013

O poder de outras mídias em Hollyhood (parte 2)

No post passado eu comecei a falar sobre os grandes clichês no cinema hollywoodiano nos dias de hoje, quando a criatividade de se produzir filmes bons está cada vez pior.

   Quando as coisasjá começaram a ficar ruins, no cinema americano, contar histórias genéricas  ainda estavam dando certo, as pessoas continuavam vendo seus filmes repetitivos, mas aí então eles perceberam uma parte da coisa que estava dando certo e que eles poderiam incorporar em seu meio. não existe só uma arte, existem nove, e a nona delas era uma incrivel fonte de lucros. os quadrinhos sempre fizeram sucesso, não tanto quanto na segunda guerra mundial e nos anos sessenta, suas épocas de ouro, mas os heróis já patenteados não seriam abandonados pelas editoras, eles continuavam vendendo consideravelmente e eram populares entre adolescentes e crianças e adultos, por que não.
 então surgiu aideia, "vamos fazer filmes de quadrinhos, os moleques leem, por que não vão querer assistir?", claro que filmes desse genero já existiam antes, mas a grande onda surgiu entre os anos setenta, passando pelos oitenta, noventa,e finalmente explodindo nos dois mil. filmes como X-Men da marvel colocaram certa qualidade de roteiro que até então não estavam tendo grande atenção. esse filme teve a grande responsabilidade de reestabelecer esse mercado para que outros viessem, bons, excelentes e horríveis também, não importava mais, depois que a primeira impressão fosse colocada não importava mais.então um filme depois do outro foi lançado aproveitando a boa maré que ainda não abaixou. veio Homem-Aranha, The Hulk,Electra, Demolidor,mais X-Men, mais Homem-Aranha.



  Nos games também saiu produções aproveitando alguns jogos populares, não tendo tanto apelo no espasso cinematográfico, mas ainda sim, estão por l

Quanto a literatura, que ao lado dos quadrinhos são o grande filão de grana que qualquer estúdio fica feliz em ganhar.  harry potter é o maior exemplo, o grande fodão, quanto assunto é billheteria. Um só filme da série superava a maioria dos outros filmes em cartaz, imagina a receita de toda a saga. outros filmes vieram na mesma época e depois como O senhor dos anéis (com ótima qualidade ganhando vários óscars), o besteirol adolescente, Crepúsculo, e seus outros dispénsáveis três filmes. e atualmente o Hobbit e jogos Vorazes






   Por muito tempo e ainda hoje os quadrinhos são injustiçados sob o conceito de arte menor por ser considerado coisa de criança ou literatura pra preguiçosos,mas eu me pergunto que moral os outros meios , em especial o cinema, tem para dizer o que é de qualidade, quando o que ele vem produzindo é um amontoado de desperdício de nosso tempo, que poderiamos ganhar melhor, lendo um livro ou, ironicamente, lendo uma HQ. A verdade é que a literatura atual e os quadrinhos estão segurando  essa indústria cambaleante como uma muleta, ela continua em pé, em parte, por causa dessas duas muletas.
ascoisas estão mudando,até osnarizes em pé estão percebendo que precisam dar maior atenção a esses dois ramos artísticos, porque lhes geram grandes lucros, não é o caminho certo, mas já é alguma coisa. O público já se acostumou a filmes de super herói, não é mais algo fascinante, então seu senso crítico evoluiu, estão mais exigentes, então por obrigação os roteiristas terão que fazer histórias boas com as HQs e os livros que seus fãs leem, porque da mesma forma que eles, os fãs podem sustentar uma indústria rentável, pode também,sem dó nenhuma abandoná-la se o que eles queriam ver não está agradando. as muletas teem o poder de descidir se ele vai continuar em pé ou não.



Nenhum comentário:

Postar um comentário