segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dica de livro: Alice edição comentada e ilustrada.

A primeira vez que eu li esse livro foi, acho eu no terceiro ano do ensino médio. nunca tinha lido Alice antes, em nenhuma outras versão feita por alguma editora. fico contente que a minha primeira vez tenha sido logo com esse.
   Na dica de livro de hoje, Alice edição comentada e ilustrada mostra uma nova leva de informações não conhecidas até pouco tempo, sobre a obra do autor Lewis Carrol sobre esse personagem.
   O livro é dividido em dois, contando a história de Alice no pais das maravilhas ( muito boa) e Alice através do espelho ( não tão boa assim); mas a parte mais interessante fica por conta do mundo de bônus encontrado ao longo do volume, nas laterais de cada página há informações como explicações sobre termos e comportamentos dos personagens, bem como curiosidades sobre a história, como por exemplo, em quem foi baseado os personagens, assim como referencias culturais da época vitoriana. sempre em cada parte do livro há um ganchinho onde te leva para a lateral da pagina para te explicar tudo o que ocorre por ali  e embora seja um pouco chato ter sua leitura interrompida, garanto que vai valer bem mais a pena quando você puder entender certas passagens do texto que geralmente ninguém além de especialistas em Carrol entenderiam, como partes irônicas e comentários embutidos em forma de criticas veladas a comportamentos sociais da época  outro aspecto é que o livro se utiliza de ilustrações originais, ou seja, cada figura desenhada por John Tenniel, artista exclusivo que Lewis autorizou para sua obra na época. vendo tudo isso você vai notar que Alice era bem mais do que apenas uma historinha de criança, mas assim, como as histórias dos Grimm, haviam conteúdos sombrios que os adultos entenderiam. pois emfim, ótima pedida pra quem quer saber de tudo sobre o que está lendo. infelizmente eu não pude ver esse livro mais na biblioteca do meu antigo colégio denovo, porque algum infeliz pegou o livro e não devolveu; ao menos ele ficou, para sempre gravado com um pequeno poeminha a caneta que eu rabisquei antes de devolver... x-p
Você está convidado para o chá sente-se ali ó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário