quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Esperança

   Eu fiquei de escrever uma resenha para este livro, já que já tinha postado no blog textos, sobre o primeiro e segundo livro da trilogia. Eu terminei A Esperança na noite de natal, pois tinha que terminar, já estava enrolando demais kk.
   Eu gostei, talvez não tenha me dado o mesmo impacto que os outros dois, porque eu li esse de forma fragmentada, com distancias de tempo, e leitura interrompida, por um outro livro, mas gostei.
aqui as coisas estão intensas, Katniss antes tinha que sobreviver num jogo fechado e cruel, mas a guerra é mais cruel, e mostra-se mais cruel que os próprios Jogos Vorazes, alguns segredos interessantes sobre Snow são revelados e novamente aquele dilema sobre quem a garota em chamas deve ficar ao final da história, Peeta ou Gale? Ah, odeio triângulos amorosos, sério. Não porque não sei me decidir por quem eu devo torcer, mas porque acho bobo alguém se sujeitar a fazer parte de algo do tipo ( o amor deveria ser algo onde não há dúvidas, se há dúvidas, não existe amor) mas com a garota é tudo mais complicado, Katnis sendo uma moça que teve que sobreviver e sustentar a sobrevivência da própria família, ela é uma garota "seca" e prática, se isso é bom ou não vai do seu gosto pessoal do que é interessante numa protagonista.
   Acho que a coisa mais complicada na série é assimilar as características dos personagens e dos objetos, tecnologias e equipamentos ( tem horas que eu tinha que ler, reler e tentar criar uma imagem plausível na minha cabeça para os bestantes, e para outras coisas, e aparências excêntricas de alguns) talvez seja um dos defeitozinhos ao ler a trilogia. sem querer eu tinha descoberto rasamente o rumo final da história, mas isso não atrapalhou a surpresa final, finalmente a protagonista, mesmo sendo feita de boba, manipulada e se deixando manipular, finalmente pegou as rédeas bem no finalzinho.
o que podemos compor de tudo isso é que por maiores esforços que a capital e os rebeldes façam, ambos querendo manter seu conforto, ou estabelecer nova ordem, o fato é que ninguém realmente vence, as perdas de uma guerra tornam ela muito menos gloriosa do que pode parecer, e você muda com ela, muda mesmo. as vezes resta apenas varrer as cinzas e sobreviver novamente, não como era antes, mais cruel,mas ainda assim, uma luta pelo futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário