sábado, 26 de julho de 2014

O diário de Anne Frank ( edição definitiva)

Faz tempo que eu queria ler esse livro, pelo legado histórico e tals, e mês passado eu consegui .
       O diário de Anne Frank não é um livro que você possa dizer que se apegou a tal personagem e coisa parecida, porque não há personagens, todos são pessoas reais.
       Anne Frank, uma jovem garota judia é obrigada a viver com sua família numa casa por dois anos por medo de serrem levados pelos nazistas devido a guerra que se passava. ela, sua irmã, mãe e pai se juntam a mais algumas outras pessoas e ficam morando numa especie de prédio com cômodos escondidos, chamado de anexo secreto.
       Todo o livro é o próprio diário de Anne que ela dá o nome de Kitty, lá ela escreve sobre o cotidiano da família e dos moradores do anexo, seus dramas, de convivência com sua família, principalmente de sua mãe e a senhora Van Daan... a cada capitulo, ela se revela um pouco mais e vamos conhecendo cada pensamento que ela guardava para si e apenas para seus escritos. os horrores da guerra, a solidão, e os problemas práticos de se conviver com gente desconhecida, além das próprias questões internas de uma pré adolescente que nem sabe direito o que sente, apenas sente, e nem sempre encontra alguém para desabafar. e no final, todos somos Kitty, cada um de nós que lê, é o confidente dela, a quem ela confia suas questões e somos gratos por isso, ao menos eu sim.
       Infelizmente a pior parte de se ler esse livro, é que ele para bruscamente, e o que sobra é uma nota explicativa, sobre o que se acontece a seguir, o diário se interrompe, e você sabe o fim da história. agente se sente desamparado, por desde o inicio saber o final daquela doce garota, mas por mais que agente saiba, durante a leitura agente se afeiçoa, e no fim, o baque...
é o livro que eu considero obrigatório. daqueles que todo ser humano deveria ler uma vez na vida, para que tenha conhecimento dos horrores que uma guerra pode trazer, e principalmente da intolerância humana perante aos outros que são exatamente iguais a você. todos trazem algo em seu coração e se as pessoas dessem a oportunidade de ouvir o que o outro traz no seu... talvéz nunca mais, coisas como essas aconteceriam com uma linda garota, cheia de opinião, sonhos e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário