sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ruby Sparks

     
 Eu estou sempre procurando algum filme onde tenha um escritor na história, e quando achei este, fui logo me interessando em ver. Ruby Sparks é um filme  sobre um escritor e sua escrita. sobre ele e sua criatura.
a história é mais ou menos assim: Calvin Weir Fields é um escritor absurdamente famoso, famoso por ter publicado um livro muito elogiado ainda muito jovem, entretanto não da pra viver pra sempre do passado, ele precisa escrever algo novo, mas não consegue. Calvin frequenta um psicologo mas nada funciona até que ele lhe propõe um desafio.
       Depois de um sonho inspiratório sobre uma garota ele encontra a vontade que lhe faltava e escreve finalmente. dá nome a ela de Ruby e o personagem principal ( provisório) de Calvin. mas no outro dia de manhã a garota simplesmente aparece na sua cozinha, como se estivesse dormido lá na noite passada, claro que qualquer um se acharia louco em uma situação como aquela, mas ao contrário do que parecia, outras pessoas também podem ve-la. logo a sua criação realmente criara vida, e ela é interessante o suficiente para que os dois namorem pra valer. o que me diriam se pudessem criar sua garota, ou garoto perfeitos? se pudessem colocar neles todas as qualidades que você gostaria de ver nessa pessoa? 
     

 Ao longo do filme, Calvin convive com sua criação, apresentando-a a sua família e a seu irmão ( a primeira vez que ele conhece a namorada de Calvin é muito legal e divertida). mas como um filme de drama deve ser, as coisas vão ficando meio fora de controle, Ruby vai se desmembrando do ideal de garota perfeita que Calvin imaginou e se tornando uma pessoa, como qualquer outras, com defeitos, e Calvin tenta mudar isso escrevendo coisas e mudando os acontecimentos. contar mais do que isso não seria interessante, porque vale mais a pena experimentar a sensação dos eventos por si próprio.
o personagem Calvin não é bem um personagem divertido ou carismático, não é um protagonista daqueles, é até um cara monótono, mas ver a historia por seu angulo deixa uma margem de análise sobre o que faríamos nessa situação, que é o que ele faz. o filme meio que deixa duvidas: eu acredito que ele realmente ele criou a garota e ela realmente existe ali; ou eu criou uma teoria de como ela existe alí, algum tipo de simbolismo? acho que qualquer uma das duas valha.
       O filme pode não ser o mais original do mundo e nem pode ser o mais inovador, ou pode ser exatamente o mais completo. mas dentro da  mensagem que quer passar, é bem competente.
   Para uma pessoa comum, uma lição de relacionamento, para uma pessoa comum e escritor (a) uma lição de relacionamento com uma homenagem a como nós podemos trabalhar com nossas criações, entendermo-as todas, a ponto de suas palavras criem. e afinal de contas, fazer nossos personagens reais, é sonho de todos nós escritores, não?

Ps: os diretores são os mesmos do filme premiado Pequena Miss Sunshine, acho que por isso, vale um voto de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário