terça-feira, 30 de setembro de 2014

O monge em chamas


                                  


A imagem do monge em chamas registrada por Browne gerou repercussão em todo o mundo (Foto: Malcolm Browne/AP/Arquivo))
       

A guerra do Vietnã (1959-1975) foi um conflito bélico bastante complicado envolvendo alguns países. o 
esta fotografia foi tirada em 8 de junho de 1963. Um jornalista, Malcolm W. Browne ouviu boatos de que um monge planejava atear fogo a si mesmo em praça pública como forma de protesto. 
       O fato era que os monges budistas, tanto quanto qualquer outros estavam sofrendo um regime opressor e ditatorial do então presidente na época Ngo Dihn Diem, um mandado cercado de corrupção autoritarismo e proibições. O presidente sendo católico restringia ferozmente a liberdade de expressão e religiosidade, criando um conflito principalmente com os monges budistas do país. Várias tentativas de acordos com o presidente foram ignoradas e punidas.
Em 1963 Malcolm fotografou o monge Thích Quảng Ðức em chamas, rendendo a ele posteriormente um prêmio por captar um momento tão dramático e marcante na história da humanidade. Thích se tornou um símbolo de liberdade.

      Curiosidades


  • Após a morte do monge, a única parte de seu corpo que permaneceu intacta foi o seu coração. Tornando o perante seus semelhantes, um Bodisatva. Um iluminado.
  • A auto-imolação é a prática de atear fogo a sí próprio, geralmente em forma de protesto ou martírio.No hinduísmo e xintoísmo, a autoimolação de maneira ritual é tolerada, como forma de devoção, protesto ou renúncia. Na Índia ocorria a prática do chamado sati ou sattee, onde viúvas de certas atiravam-se à fogueira da pira crematória do finado esposo. O governo indiano baniu o ritual em 1829, mas algumas mulheres da zona rural ainda o praticam.
  • Mesmo em chamas, o monge permaneceu sereno, não gritou ou fez qualquer ruido. meditando até o fim.
  • O prêmio Pulitzer  é um prêmio americano  dado a quem realiza contribuições significativas para o jornalismo, literatura ou música, do qual Malcolm ganhou em 1963
  • A mesma foto pode ser encontrada na capa do primeiro CD da banda Rage Againist The Machine
  • É possivel ver o ocorrido nos créditos iniciais do filme Watchmen, onde aparece uma TV  ao fundo de uma cena. não tenho certeza se era o ocorrido real, ou uma reprodução feita para o filme ( ele se passa na década de 80, mas começa em 1950 e passa por 1960 também.  


          Ao ver uma foto como essa imagino a capacidade que alguém tem para lutar por um ideal, mesmo que tenha que sacrificar a própria vida. Penso também na sociedade de hoje em dia, os jovens e adultos apáticos e sem força de vontade para mudar o mundo. É algo a se pensar...




Nenhum comentário:

Postar um comentário